[Inspiração] Mark Ryden


Mark Ryden é um pintor norte-americano incrível, conhecido como 
deus-pai do gênero surrealismo-pop, que mistura influências da cultura pop com pintura clássica.

Mark obtém inspiração a partir de diversos elementos, e consegue mixar coisas "fofas" com coisas enigmáticas e sombrias, trilhando uma linha tênue entre o cliché nostálgico e o arquétipo perturbador.



Seu trabalho ganhou atenção na década de 1990, quando marcou o início de um novo gênero de pintura, o "Surrealismo Pop", criando uma multidão de seguidores. Ryden superou as estratégias surrealistas iniciais escolhendo assuntos carregados com conotação cultural.

De acordo com o The New York Times, "As imagens de Ryden fazem alusão às coisas psíquicas que pululeiam por entre a superfície sentimental, nostálgica e inocente do kitsch moderno." 


tempos atrás quando a Lady Gaga apareceu no vma trajando aquele polêmico vestido de carne, na mesma hora as pessoas relacionaram o vestido com uma das pinturas do Mark
em seu site, ele explica um pouco da relação da carne com suas pinturas, e aproveita e comenta sobre esse episódio, que segundo ele "não afirma ser uma referência ao seu trabalho, mas também não acredita muito que seja apenas coincidência"
em inglês:   http://www.markryden.com/press/archive/meat_paper_march_2011/index.html 


O primeiro trabalho solo de Ryden estreou com o nome de The Meat Show em PasadenaCalifornia, em 1998 . A Carne é um tema comum no trabalho de Ryden. Ryden observa o que há de desconexo em nossa cultura contemporânea que gira em torno de comer carne, observando a viva criatura da qual a mesma provém. "Eu suponho que seja a contradição que me faz trabalhar com o tema de carne em minha arte." (Diz Ryden). De acordo com Ryden, carne é a física substância que nos faz vivos através desta realidade. Todos nós estamos "vestindo" nossos corpos, e estes são meros trajes de carne.


Seus quadros foram expostos em museus e galerias do mundo todo.
Ele atualmente vive e trabalha em Los Angeles, com sua mulher Marion Peck que também é pintora
e seus dois filhos Rosie e Jasper

eu AMO as molduras das pinturas dele














Você pode conferir um pouco mais sobre o trabalho de Mark em seu site oficial
na página do facebook
e comprar alguns dos livros publicados aqui



0 comentários:

Post a Comment