"Tutorial" de desenho no photoshop

Olá olá!

o post de hoje é um "tutorial"
pq infelizmente não é um tutorial tããão detalhado ou esclarecedor....
mas, vou explicar um pouco como eu desenho no photoshop

vou mostrar o processo desse desenho ^




bom, vamos lá
para desenhar no photoshop, é preciso ter uma mesa digitalizadora
não que você não consiga desenhar com o mouse, mas é mil vezes mais difícil.
eu já tive duas mesas digitalizadoras, uma bem baratinha da marca C3
que ganhei de um amigo, e uma Wacom Bamboo Capture, que ganhei faz um tempinho
em uma promoção com a ajuda dos meus amigos da internet ♥
(inclusive, muuuito obrigada ♥♥♥)

 Eu aprendi/estou aprendendo à desenhar sozinha, então não sei dar dicas
técnicas sobre esse tipo de coisa, já que eu mesma não manjo da técnica
acho que a única dica importante é : treine!
primeira pintura digital que eu fiz, ainda não manjava muito das cabelarias
existem sites muito inspiradores na internet, um deles é o DeviantArt ♥
lá você pode achar um milhão de tutoriais feitos por pessoas talentosíssimas
vale a pena perder pelo menos uma horinha por semana se inspirando nas artes
da galera que posta lá ♥

eee, agora sobre o processo do desenho...
clique sobre as imagens e elas aumentarão ^^

a ideia desse desenho surgiu quando eu estava rabiscando meu caderno (como sempre)
e fiz um esboço legal, como eu não desenhava no pc fazia um tempinho
decidi escanear e pintar ele digitalmente

começou como um esboço bem mal feito
  depois de escanear, eu fiz um novo arquivo no photoshop CS6
abri a imagem, ajustei no tamanho desse arquivo
e comecei a fazer um esboço bem mais elaborado

a parte mais clara é o resultado do primeiro esboço
eu não tirei print do primeiro esboço, mas dá pra ter uma ideia de como
ele estava, olhando para esse print.
eu já tinha começado a "refinar" o desenho nessa imagem (partes mais escuras)

o esboço eu faço sem muito cuidado, com traços mais grossos e sem me preocupar muito com o resultado, pq ele vai servir como uma "base" para o desenho final.
essa base é feita com cores mais claras, para não atrapalhar na hora de
contornar o desenho direitinho

a base é salva como uma camada, e as camadas são ordenadas de acordo
com o que vc quer que apareça por cima
(logo, o esboço mais tosco fica sendo a "base" de todas as camadas)

ah! sempre SEMPRE trabalhe com camadas, vai facilitar muito!

Esboço mais "limpo"

 depois de contornar o esboço mais toscão, vc pode passar para um esboço mais limpo e
feito com mais cuidado...ele também servirá como base para a pintura do desenho
(após terminar essa parte, eu costumo excluir o primeiro esboço, pra não acabar atrapalhando a organização)

eu sempre salvo essa camada como um "contorno"
apesar de não ser necessariamente o contorno do desenho

repare na separação das camadas 
após terminar o esboço, é hora de começar à aplicar as cores
faça primeiro o fundo, depois os detalhes do desenho
essa aplicação de cores é uma "base" tb, tenha em mente que até chegar ao
resultado final, vc vai precisar mexer muito no desenho ainda
então sem preguiça!

cores aplicadas com mais cuidado

cada desenho é um caso à parte, e claro que todo mundo tem a sua maneira de desenhar e pintar
eu costumo fazer dessa maneira pq acho ela mais prática e funcional ^^

eu uso alguns outros recursos do photoshop para me ajudar com a aplicação de
cor e com a estética final do desenho
nesse em específico, eu cheguei a alterar a opacidade das camadas de luz (nos olhos e boca)
e nas sombras da região dos olhos e do rosto

usei bastante a ajuda da smudge tool aqui na região dos olhos
 outras ferramentas legais e que ajudam vc à pintar com mais precisão são:  blur tool e smudge tool
a smudge tool é uma ferramenta que te ajuda a "borrar" sua pintura, como se você passasse um dedo em uma tela, sabe?
isso sempre me ajuda na região dos olhos e do cabelo
(que ficam mais bonitos se não tiverem tanto "foco" nos detalhes)

aplicação de cor nos detalhes da roupa e fundo
o resto do desenho é praticamente o mesmo processo, escolha as cores que quer usar,
pinte as partes escolhidas com essas cores fazendo uma espécie de "base"
e depois refine cada parte pintada com mais detalhes
nunca se dê por satisfeito, ou desista da pintura por preguiça
se você cansar no meio do processo, salve o desenho e volte a pinta-lo outro dia

base final das cores
eu levei 3 dias para terminar esse desenho, pq eu cansava dele
e por estar cansada não fazia mais com tanto capricho...
então quando eu percebia que não estava caprichando tanto, eu parava, salvava o desenho e terminava em outro dia...
as vezes é melhor demorar um pouco mais do que fazer algo "nas coxas"

desenho finalizado o/
eu acabei não tirando prints de todo o processo do desenho, exatamente por ter feito ele de maneira pausada, se vocês curtirem esse ""tutorial"", talvez eu faça um outro post sobre isso :D
e com mais detalhes tb

de certa forma, não tem como eu ensinar ninguém à desenhar/fotografar
pq pra mim arte é algo que surge de dentro de cada um, e quem tem que aprender as melhores maneiras de expressar o que sente/imagina é vc...

mas se de alguma maneira esse post ajudar você à encontrar uma boa maneira de desenhar ou de pintar um desenho, eu já fico feliz ♥

ah! lembrando que se vcs quiserem dar sugestões de post, fiquem à vontade
até a próxima o/


6 comentários:

  1. Preciso de uma mesa urgente x_X
    Quando vc disse baratinho, era baratinho quanto?

    ReplyDelete
  2. Que dicas legais, adoraria desenhar no computador também... Mas ainda não tenho uma mesa digitalizadora :(
    De qualquer forma, as dicas foram ótimas. Vou tentar como você: Desenhar, escanear e colorir no photoshop.

    Um beijo e obrigada pelas dicas, faça mais dicas sobre isso. Seria super legal!
    xx

    http://feprosaepoesia.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  3. Adorei o tutorial e as dicas, me animou mais ainda a comprar uma mesa digitalizadora.
    E se não for abusar eu queria te pedir um tutorial de como você edita os olhos que nas suas fotos ficam tão vivos, obrigada. Te admiro muito guria. ;D

    ReplyDelete
  4. Adorei o post!E essa menininha é a coisa mais linda do mundo *-*
    Esse ano eu comecei a desenhar no photoshop,por brincadeira mesmo,até pq eu nunca fui uma boa desenhista e só sabia desenhar aqueles palitinhos rs,mas fui me interessando cada vez mais pela arte e tentando diversas vezes!Hoje eu vejo o quanto meus desenhos melhoraram (mas não chega nem aos pés dos seus).Tentar acho que é a palavra chave!E sem duvidas esse post e suas dicas vão me ajudar a melhorar ainda mais! :D
    E preciso dessa mesa urgente!!!

    Aqui um dos meus desenhos:
    http://www.flickr.com/photos/daaay/10396402654/in/set-72157632669902893

    Beijos e continue postando mais dicas de desenhos e muitas fotografias,que eu adoro!

    ReplyDelete
  5. Good work, mas quanto custa a tal mesa digitalizadora?

    ReplyDelete
  6. Adorei ♥3♥, quero ver mais sobre isso. */////////////////*'

    ReplyDelete